quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Ceará vence no Domingão e arranca liderança do Horizonte.

Romário anotou mais um gol pelo Estadual e ajudou o Alvinegro a assumir liderança da competição (Foto: Fábio Lima)Romário anotou mais um gol pelo Estadual e ajudou o Alvinegro a assumir liderança da competição (Foto: Fábio Lima)

André Victor Rodrigues

Portal Esportes O POVO

O Ceará foi ao Domingão e venceu o Horizonte, na noite desta quarta-feira (8), por 3 a 0. Agora, o Alvinegro lidera o Campeonato Cearense, somando 17 pontos nas sete rodadas disputadas. Logo atrás, está o Fortaleza, com 16, e que conta com um jogo a menos no Estadual.

Durante os noventa minutos, o Vovô teve o comando da partida. Aos três minutos, Mota fez belo lançamento, mas Felipe Azevedo não chega bem na bola. A primeira chance do Galo veio com Walter, aos 8, que tentou chute forte de fora da área e exigiu trabalho imediato da zaga alvinegra.

O primeiro gol do Ceará veio aos 25 do primeiro tempo, após boa jogada do clube visitante e finalização de Mota, que matou no peito e não deixou chances para a defesa do Horizonte. Jonny tentou descontar no lance seguinte, com um chutaço de fora da área, mas Fernando Henrique foi bem para a defesa.

No segundo tempo, aos 11, Thiago Matias derrubou Stênio Júnior dentro da área. Pênalti cobrado pelo artilheiro do campeonato André Cassaco e defendido pelo goleiro Fernando Henrique. Na jogada seguinte, Felipe Azevedo puxou contra-ataque e tocou para Romário marcar mais um na competição.

O Horizonte, a partir daí, não criou grandes chances que ameaçassem tomar a vitória do Vovô. O arremate veio após Carlinhos derrubar Eusébio dentro da grande área. Felipe Azevedo cobrou e selou a vitória do Ceará.

O time de Dimas Filgueiras agora está focado para o jogo do próximo domingo (12), data do primeiro Clássico-rei do ano, contra o Fortaleza.

Horizonte 0 x 3 Ceará

Horizonte: Jefférson; Raul (Vanger), Carlinhos, Jô e Jonny; Walter, Hércules, Moises (Jack Chan) e Matheus; Stênio Júnior (Felipe Moreira) e André Cassaco.Técnico: Roberto Carlos

Ceará:Fernando Henrique, Paulo Sérgio, Daniel Marques, Potiguar (Thiago Matias), Eusébio, Ewerton, João Marcos, Mota (Paulinho), Felipe Azevedo, Romário, Edérson (Romano), Técnico: Dimas Filgueiras
Cartões Amarelos: Everton, Potyguar, Thiago Matias; Paulinho, Romário (Ceará) Stenio Junior, Hercules, André Cassaco, Carlinhos (Horizonte)

Cartões Vermelhos: Everton

Geraldo marca e garante vitória do Fortaleza.

G38 fez, de pênalti, o gol da vitória tricolor (Foto: Deivyson Teixeira)G38 fez, de pênalti, o gol da vitória tricolor (Foto: Deivyson Teixeira)

Rogério Gomes

Portal Esportes O POVO

Mais uma vitória nos últimos minutos. O Fortaleza trilha o caminho da liderança do Estadual. Depois de ficar duas vezes à frente do placar sobre o Guarani de Juazeiro, o Tricolor do Pici assegurou mais três pontos na competição. Chegou aos 16 depois de marcar 3 a 2 sobre a equipe caririense. Uma vitória que motivou ainda mais a torcida leonina para o Clássico-Rei contra o Ceará, proximo domingo.

As primeiras investidas no jogo de ontem foram do Fortaleza. Rômulo era bastante acionado, mas não conseguia aproveitar as oportunidades dentro da grande área. Enquanto isso, o Guarani tinha dificuldades até de passar do meio-campo.

Aos 28 minutos, o Fortaleza abriu o placar. Num chute de fora da área de Careca, a bola explodiu na trave. No retorno da bola, Rômulo, com oportunismo, aproveitou para fazer 1 a 0.

Na única chance da primeira etapa, o time de Juazeiro do Norte chegou ao empate. Roberto cruzou na área, a zaga não desviou a bola e o goleiro Lopes foi surpreendido. O jogo estava empatado, aos 45 minutos.

Na volta para o segundo tempo, o Fortaleza voltou a ficar na frente. Cleo entrou na posição de Guto e arriscou da entrada da área num chute cruzado. Não deu para o goleiro Rafael.

A entrada de Cleo deu uma nova força ao setor ofensivo tricolor. Quando não era ele que finalizava, Cleo dava o passe para outras finalizações. O Fortaleza continuava o dono das ações em campo, só que abusava de perder gols. O castigo não demorou.

Quando o jogo parecia definido, Wescley dominou a bola no meio da zaga tricolor, fez o giro e deslocou o goleiro Lopes, aos 36 minutos. Mais uma vez a partida estava empatada. Aos 44 minutos, o goleiro Rafael derrubou Cleo na área. O juiz Luzimar Siqueira não dispensou e deu pênalti. Era a chance da vitória. Geraldo cobrou com tranquilidade e definiu a vitória do Leão.

Fortaleza 3x2 Guarani de Juazeiro

Fortaleza: Lopes; Rafinha, Ciro Sena, Gilmak e Kauê; Careca, Lucas, Guto (Cleo) e Geraldo (Marielson); Rômulo (Bismarck) e Ray. Técnico: Nedo Xavier

Guarani-J: Rafael; Marcos Vinicius, Paulo Ricardo, Airton Júnior e Roberto; Ramon, Wescley, Jéfferson e Bruno (Juranilson); Paulinho Guerreiro (Bambam) e Jader.Técnico: Washington Luis

Tabela do Campeonato Cearense 2012.

POSCLUBEPGVGPGCSG
Ceará17518612
Fortaleza1651266
Horizonte15516124
Tiradentes10311110
Crato102660
Crateús72981
Guarani (J)721315-2
Guarany (S)61770
Ferroviário51711-4
10º Itapipoca51310-7
11º Icasa4149-5
12º Trairiense10712-5